Língua Portuguesa
Professora: Ana Cristina Morais
Alunos
(as):---------------------------------------------------------------- e
----------------------------------------------------------
Estudo
Dirigido para o 7ano Atividade para realiza em dupla na sala de aula, com
orientação da professora da disciplina.
Substantivo
é a classe gramatical, ou morfológica, de palavras
que nomeiam os seres - reais ou imaginários concretos. Além disso, incluem
nomes de ações, estados, qualidades, sentimentos etc.
Qualquer classe gramatical antecedida por artigo, pronome
demonstrativo, pronome indefinido ou pronome possessivo vira substantivo: o
amar, um amanhã, nosso sentir, um não sei quê, o sim, o não, algum talvez, este
falar, um abrir-se, o querer, aquele claro-escuro.
Classificação dos substantivos
Comuns: nomeiam
grupos de seres da mesma espécie.
Ex: jornal, país, cidade, animal, boca, beijo.
Próprios: nomeiam seres particulares de uma determinada espécie. São os nomes de pessoas, cidades, equipes de futebol, etc
Ex: Fortaleza, Salvador, Ceará, Brasil, América do Norte
Abstratos: nomeiam estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. explica-se: a beleza, por exemplo, precisa de algo concreto (um vaso, um rapaz, uma árvore) para se manifestar.
Ex: tristeza, cansaço, prazer, alegria, beleza, verdade, ironia
Concretos: nomeiam seres cuja existência é própria, independente de outros.
Ex: beija-flor, mulher, Deus, vento, alma
Primitivos: são os nomes que não derivam de outros.
Ex: dia, noite, carroça, mar, água
Derivados: são os nomes formados a partir de outros.
Ex: diarista (de dia), noitada (de noite), carroceiro (de carroça), maremoto (de maré), aguaceiro (de água)
Simples: são os nomes que apresentam apenas um elemento formador, um radical.
Ex: caneta, pau, flor, couve, água, cheiro
Compostos: são os nomes formados de dois ou mais elementos.
Ex: caneta-tinteiro, couve-flor, água de cheiro
Coletivos: são os nomes comuns que servem para designar conjuntos de seres de igual espécie.
Ex: flora (de todas as plantas de uma região), tertúlia (conjunto de pessoas amigas), floresta (conjunto de árvores), panapaná (conjunto de borboletas)
Note que um substantivo tem, ao mesmo tempo, várias classificações. Mesa, por exemplo, é um substantivo comum, concreto, simples e primitivo. Acontecimento, por sua vez, é comum, abstrato, simples e primitivo.
Ex: jornal, país, cidade, animal, boca, beijo.
Próprios: nomeiam seres particulares de uma determinada espécie. São os nomes de pessoas, cidades, equipes de futebol, etc
Ex: Fortaleza, Salvador, Ceará, Brasil, América do Norte
Abstratos: nomeiam estados, qualidades, sentimentos ou ações cuja existência depende de outros seres. explica-se: a beleza, por exemplo, precisa de algo concreto (um vaso, um rapaz, uma árvore) para se manifestar.
Ex: tristeza, cansaço, prazer, alegria, beleza, verdade, ironia
Concretos: nomeiam seres cuja existência é própria, independente de outros.
Ex: beija-flor, mulher, Deus, vento, alma
Primitivos: são os nomes que não derivam de outros.
Ex: dia, noite, carroça, mar, água
Derivados: são os nomes formados a partir de outros.
Ex: diarista (de dia), noitada (de noite), carroceiro (de carroça), maremoto (de maré), aguaceiro (de água)
Simples: são os nomes que apresentam apenas um elemento formador, um radical.
Ex: caneta, pau, flor, couve, água, cheiro
Compostos: são os nomes formados de dois ou mais elementos.
Ex: caneta-tinteiro, couve-flor, água de cheiro
Coletivos: são os nomes comuns que servem para designar conjuntos de seres de igual espécie.
Ex: flora (de todas as plantas de uma região), tertúlia (conjunto de pessoas amigas), floresta (conjunto de árvores), panapaná (conjunto de borboletas)
Note que um substantivo tem, ao mesmo tempo, várias classificações. Mesa, por exemplo, é um substantivo comum, concreto, simples e primitivo. Acontecimento, por sua vez, é comum, abstrato, simples e primitivo.
Flexão dos substantivos Os
substantivos podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau
(aumentativo e diminutivo).
Verbo é a
palavra que exprime um fato (geralmente uma ação, estado ou fenômeno da
natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito ao
predicado.
Verbos se
flexionam em:
Pessoa – 1ª, 2ª, 3ª;
Tempo – Presente, pretérito, futuro...;
Modo – Indicativo, Subjuntivo, Imperativo;
Número – Singular e Plural;
Voz – Ativa, passiva, reflexiva;
Verbo é a palavra essencial para exprimir uma ideia ou apresentar um enunciado.
Pessoa – 1ª, 2ª, 3ª;
Tempo – Presente, pretérito, futuro...;
Modo – Indicativo, Subjuntivo, Imperativo;
Número – Singular e Plural;
Voz – Ativa, passiva, reflexiva;
Verbo é a palavra essencial para exprimir uma ideia ou apresentar um enunciado.
INDICA:
Ação – Márcia corria pela escola.
Estado – Tiago estava apaixonado.
Desejo – Queria muito uma escola na praia.
Fenômeno da natureza – Choveu sem parar naquele dia.
PESSOA E NÚMRO
O verbo concorda com o ser ou coisa que pratica a ação.
As pessoa são três e podem estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Eu falo, Tu falas, Ele fala, Nós falamos, Vós falais, Eles falam.
TEMPOA flexão de tempo indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo:
Presente. O fato ocorre no momento em que se fala: Ana Paula espera a filha na escola.
Pretérito (passado). O fato já ocorreu: Os alunos chegaram atrasados.
Futuro. O fato ainda vai ocorrer: Assistirei ao filme no domingo.
Tempos compostos – verbo auxiliar e um principal: Jéssica estava vindo para a escola.
MODO
Indica a maneira e a circunstancia em que o fato é descrito. São três:
Indicativo – O fato é dado como certo, real, definitivo:
Ex.: Francisco pensa de maneira errada sobre esse assunto.
Subjuntivo – O fato é apresentado de modo duvidoso, incerto, hipotético: Ex.: Não acredito que ele consiga fazer esse serviço.
Imperativo – A pessoa que fala manifesta um pedido, convite, determinação ou desejo: Ex.: Faça o que eu estou dizendo.
O imperativo pode ser positivo ou negativo:
Chegue na hora./Não perca a condução.
FORMAS NOMINAIS
Existem formas verbais que podem desempenhar a função de substantivos, adjetivos e advérbios (nomes) em determinadas situações.
São:
O infinitivo – Havia muito para fazer.
O gerúndio – O verão está chegando.
O particípio – Encerrado o espetáculo, todos saíram. LOCUÇÃO VERBAL é a expressão verbal composta por dois ou mais verbos, ligados ou não por preposição.
Estado – Tiago estava apaixonado.
Desejo – Queria muito uma escola na praia.
Fenômeno da natureza – Choveu sem parar naquele dia.
PESSOA E NÚMRO
O verbo concorda com o ser ou coisa que pratica a ação.
As pessoa são três e podem estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Eu falo, Tu falas, Ele fala, Nós falamos, Vós falais, Eles falam.
TEMPOA flexão de tempo indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo:
Presente. O fato ocorre no momento em que se fala: Ana Paula espera a filha na escola.
Pretérito (passado). O fato já ocorreu: Os alunos chegaram atrasados.
Futuro. O fato ainda vai ocorrer: Assistirei ao filme no domingo.
Tempos compostos – verbo auxiliar e um principal: Jéssica estava vindo para a escola.
MODO
Indica a maneira e a circunstancia em que o fato é descrito. São três:
Indicativo – O fato é dado como certo, real, definitivo:
Ex.: Francisco pensa de maneira errada sobre esse assunto.
Subjuntivo – O fato é apresentado de modo duvidoso, incerto, hipotético: Ex.: Não acredito que ele consiga fazer esse serviço.
Imperativo – A pessoa que fala manifesta um pedido, convite, determinação ou desejo: Ex.: Faça o que eu estou dizendo.
O imperativo pode ser positivo ou negativo:
Chegue na hora./Não perca a condução.
FORMAS NOMINAIS
Existem formas verbais que podem desempenhar a função de substantivos, adjetivos e advérbios (nomes) em determinadas situações.
São:
O infinitivo – Havia muito para fazer.
O gerúndio – O verão está chegando.
O particípio – Encerrado o espetáculo, todos saíram. LOCUÇÃO VERBAL é a expressão verbal composta por dois ou mais verbos, ligados ou não por preposição.
Atividades
1- Dentre as frases abaixo, escolha aquela em que há, de fato, flexão de
grau para o substantivo.
a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imenso e Suntuoso.
c) Moravam num casebre, à beira do rio.
d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos.
a) O advogado deu-me seu cartão.
b) Deparei-me com um portão, imenso e Suntuoso.
c) Moravam num casebre, à beira do rio.
d) A abelha, ao picar a vítima, perde seu ferrão.
e) A professora distribuiu as cartilhas a todos os alunos.
2- Indique a alternativa correta no que se refere ao plural dos
substantivos compostos casa-grande, flor-de-cuba, arco-íris e beija-flor.
a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beijas-flor
b) casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
d) casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-fiores
a) casa-grandes, flor-de-cubas, os arco-íris, beijas-flor
b) casas-grandes, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
c) casas-grande, as flor-de-cubas, arcos-íris, os beija-flor
d) casas-grande, flores-de-cuba, arcos-íris, beijas-flores
e) casas-grandes, flores-de-cuba, os arco-íris, beija-fiores
3- Assinale a alternativa em que a palavra tem o gênero indicado
incorretamente.
a) a tapa
b) a grama
c) o hélice
d) o crisma
e) o ágape
a) a tapa
b) a grama
c) o hélice
d) o crisma
e) o ágape
4- Das opções a seguir, assinale a que apresenta um substantivo que só
tem uma forma no plural.
a) guardião
b) espião
c) peão
a) guardião
b) espião
c) peão
d)vulcão
e) cirurgião
e) cirurgião
5- O plural de fogãozinho e cidadão é:
a) fogãozinhos e cidadãos.
b) fogãosinhos e cidadãos.
c) fogõezinhos e cidadãos.
d) fogõezinhos e cidadões.
e) fogõesinhos e cidadões.
a) fogãozinhos e cidadãos.
b) fogãosinhos e cidadãos.
c) fogõezinhos e cidadãos.
d) fogõezinhos e cidadões.
e) fogõesinhos e cidadões.
6- Assinale a alternativa incorreta.
a) Borboleta é substantivo epiceno.
b) Rival é comum de dois gêneros.
c) Omoplata é substantivo masculino.
d) Vítima é substantivo sobrecomum.
e) n.d.a.
a) Borboleta é substantivo epiceno.
b) Rival é comum de dois gêneros.
c) Omoplata é substantivo masculino.
d) Vítima é substantivo sobrecomum.
e) n.d.a.
7- Indique a alternativa em que só aparecem substantivos abstratos.
a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
b)angústia, sorriso, luz, ausência, esperança, inimizade
c) inimigo, luto, luz, esperança, espaço, tempo
d) angústia, saudade, ausência, esperança, inimizade
e) espaço, olhos, luz, lábios, ausência, esperança, angústia
a) tempo, angústia, saudade, ausência, esperança, imagem
b)angústia, sorriso, luz, ausência, esperança, inimizade
c) inimigo, luto, luz, esperança, espaço, tempo
d) angústia, saudade, ausência, esperança, inimizade
e) espaço, olhos, luz, lábios, ausência, esperança, angústia
8- Indique o período que não
contém um substantivo no grau diminutivo.
a) Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da atuação do cientista.
b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de atenções na tumultuada assembleia.
c) Através da vitrina da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
d) De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
e) Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves.
a) Todas as moléculas foram conservadas com as propriedades particulares, independentemente da atuação do cientista.
b) O ar senhoril daquele homúnculo transformou-o no centro de atenções na tumultuada assembleia.
c) Através da vitrina da loja, a pequena observava curiosamente os objetos decorados expostos à venda, por preço bem baratinho.
d) De momento a momento, surgiam curiosas sombras e vultos apressados na silenciosa viela.
e) Enquanto distraía as crianças, a professora tocava flautim, improvisando cantigas alegres e suaves.
8- Assinale a alternativa em que aparecem substantivos simples,
respectivamente, concreto e abstrato.
a) água, vinho
b) Pedro, Jesus
c) Pilatos, verdade
d) Jesus, abaixo-assinado
e) Nova Iorque, Deus
a) água, vinho
b) Pedro, Jesus
c) Pilatos, verdade
d) Jesus, abaixo-assinado
e) Nova Iorque, Deus
9- Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero
das palavras.
a) O gerente de será depor como testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c) Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d) O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
e) A parte superior da traqueia é o laringe.
a) O gerente de será depor como testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c) Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d) O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
e) A parte superior da traqueia é o laringe.
10- Assinale a alternativa em que há um substantivo cuia mudança de
gênero não altera o significado.
a) cabeça, cisma, capital
b) águia, rádio, crisma
c) cura, grama, cisma
d) lama, coral, moral
e) agente, praça, lama
a) cabeça, cisma, capital
b) águia, rádio, crisma
c) cura, grama, cisma
d) lama, coral, moral
e) agente, praça, lama
11- Numa das frases seguintes, há uma flexão de plural totalmente
errada. Assinale-a.
a) Os escrivães serão beneficiados por essa lei.
b) O número mais importante é o dos anõezinhos.
c) Faltam os hifens nesta relação de palavras.
d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
e) Os reptis são animais ovíparos.
a) Os escrivães serão beneficiados por essa lei.
b) O número mais importante é o dos anõezinhos.
c) Faltam os hifens nesta relação de palavras.
d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.
e) Os reptis são animais ovíparos.
12- Relacione as duas colunas, de acordo com a classificação dos
substantivos, e assinale a alternativa correta.
(1) padre ( ) próprio a) 3, 4, 2, 1 e) 2, 4, 3, 1
(2) seminário ( ) coletivo b) 1,2, 4, 3
(3) dias ( ) derivado c) 1, 3, 4, 2
(4) ano ( ) comum d) 3, 2, 1,4
(1) padre ( ) próprio a) 3, 4, 2, 1 e) 2, 4, 3, 1
(2) seminário ( ) coletivo b) 1,2, 4, 3
(3) dias ( ) derivado c) 1, 3, 4, 2
(4) ano ( ) comum d) 3, 2, 1,4
13- Dentre os plurais de nomes compostos aqui relacionados, há um que
está errado. Qual!
a) escolas-modelo
b) quebra-nozes
c) chefes-de-sessões
d) guardas-noturnos
e) redatores-chefes
a) escolas-modelo
b) quebra-nozes
c) chefes-de-sessões
d) guardas-noturnos
e) redatores-chefes
14- Numa das opções, uma das palavras apresenta erro de flexão.
Indique-a.
a) mãos-de-obra, obras-primas
b) guardas-civis, afro-brasileiros
c) salvos-condutos, papéis-moeda
d) portas-bandeira, mapas-múndi
e) salários-família, vice-diretores
a) mãos-de-obra, obras-primas
b) guardas-civis, afro-brasileiros
c) salvos-condutos, papéis-moeda
d) portas-bandeira, mapas-múndi
e) salários-família, vice-diretores
15- A alternativa em que o plural dos nomes compostos está
empregado corretamente é:
a) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
b) pés-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
c) pés-de-moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
d) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
e) pés-de-moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas.
a) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
b) pés-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas.
c) pés-de-moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
d) pé-de-moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola.
e) pés-de-moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas.
16- Assinale a alternativa em que há erro na flexão de número.
a) as águas-marinhas, as públicas-formas, os acórdãos
b) abajures, caracteres, os ônus
c) auto-serviços, alto-falantes, lilases
d) capitães-mor, sabiás-pirangas, autos-de-fé
e) guardas-florestais, malmequeres, Ave-Marias
a) as águas-marinhas, as públicas-formas, os acórdãos
b) abajures, caracteres, os ônus
c) auto-serviços, alto-falantes, lilases
d) capitães-mor, sabiás-pirangas, autos-de-fé
e) guardas-florestais, malmequeres, Ave-Marias
17– Leia o texto abaixo e indique a alternativa que possui apenas substantivos.
Penteado esquisito
formando um bolo redondo,
furado no meio,
gordo e alto
- mamãe diz que é coque.
(Trecho do poema O retrato da bisavó, Elias José)
a) penteado, mamãe
b) penteado, esquisito
c) furado, redondo
d) bolo, gordo
e) coque, alto
Texto para as questões 18 a 20
Você se lembra da Casas da Banha? Pois é, uma pesquisa mostra que mais
de 60% dos cariocas ainda se recordam daquela que foi uma das maiores redes de
supermercados do país, com 224 lojas e 20.000 funcionários, desaparecida no
início dos anos 90. Por isso, seus antigos 5 donos, a família Velloso,
decidiram ressuscitá-la. Desta vez, porém, apenas virtualmente. Os Velloso
fizeram um acordo com a GW.Commerce, de Belo Horizonte, empresa que desenvolve
programas para supermercados virtuais. Em troca de uma remuneração sobre o
faturamento, A GW gerenciará as vendas para a família Velloso. A família
cuidará apenas das 10 compras e das entregas. (José Maria Furtado, na Exame,
dez./99)
18) Segundo o texto, a família Velloso resolveu ressuscitar as Casas da
Banha porque:
Banha porque:
a) a rede teve 224 lojas e 20.000 funcionários.
b) a rede foi desativada no início dos anos 90.
c) uma empresa do ramo de programas para supermercados propôs um acordo
vantajoso, em que a rede só entraria com as compras e as entregas.
d) mais da metade dos cariocas não esqueceram as Casas da Banha.
b) a rede foi desativada no início dos anos 90.
c) uma empresa do ramo de programas para supermercados propôs um acordo
vantajoso, em que a rede só entraria com as compras e as entregas.
d) mais da metade dos cariocas não esqueceram as Casas da Banha.
19) A palavra ou expressão que justifica a resposta ao item anterior é:
a) Você (/. 1) . ,.. .
b) desaparecida (/. 4)
c Por isso (/. 4))
d) Desta vez (/. 5)
20) “Desta vez, porém, apenas virtualmente.”
Com a passagem destacada acima, entende-se que as Casas da Banha:
d) Desta vez (/. 5)
20) “Desta vez, porém, apenas virtualmente.”
Com a passagem destacada acima, entende-se que as Casas da Banha:
a) funcionarão virtualmente, ou seja, sem fins lucrativos.
b) não venderão produtos de supermercado.
c) estão associando-se a uma empresa de informática.
d) não venderão mais seus produtos em lojas.
b) não venderão produtos de supermercado.
c) estão associando-se a uma empresa de informática.
d) não venderão mais seus produtos em lojas.
21-"Com o último trompejo do berrante, engarrafam no curral da
estrada-de-ferro o rebanho" (Guimarães Rosa). A forma verbal
engarrafam se encontra no tempo:
a) presente do subjuntivo
b)imperfeito do indicativo
c) pretérito perfeito do indicativo
d) presente do indicativo
Observe a tirinha “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, e julgue as
proposições:
Calvin e Haroldo, criação do desenhista americano Bill Watterson.
22 Os verbos também podem ser estudados a partir da análise de tirinhas
I – O verbo “colocou”, no primeiro quadrinho, está no pretérito
perfeito;
II – A forma verbal “olhando”, no segundo quadrinho, está no modo
indicativo;
III – A forma verbal “poderia”, no segundo quadrinho, está no futuro do
pretérito do modo subjuntivo;
IV – A forma verbal “acharmos”, no quarto quadrinho, está no futuro do
subjuntivo;
V - A forma verbal “fosse”, no quarto quadrinho, está no pretérito
imperfeito do modo indicativo.
Estão corretas:
a) I e IV.
b) II, III e V.
c) I, IV e V.
d) III e V.
OBS: Façam as devidas correções nas apostilas e estudem!!!
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