Sinal vermelho, um exemplo de linguagem não verbal.
Comunicação é o processo de troca de informações entre um
emissor e um receptor. Um dos aspectos que pode interferir nesse processo é o
código a ser utilizado, que deve ser entendível para ambos.
Quando falamos com alguém, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como código. Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. Certamente, essa é a linguagem mais comum no nosso dia a dia. Quando alguém escreve um texto, por exemplo, está usando a linguagem verbal, ou seja, está transmitindo informações através das palavras.
A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. A linguagem não verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, etc. Se uma pessoa está dirigindo e vê que o sinal está vermelho, o que ela faz? Para. Isso é uma linguagem não verbal, pois ninguém falou ou estava escrito em algo que ela deveria parar, mas como ela conhece a simbologia utilizada, apenas o sinal da luz vermelha já é suficiente para compreender a mensagem.
Ao contrário do que alguns pensam, a linguagem não verbal é muito utilizada e importante na vida das pessoas. Quando uma mãe diz de forma áspera, gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Provavelmente não. Esse é apenas um exemplo entre muitos, para ilustrar a importância da utilização da linguagem não verbal.
Outra diferença entre os tipos de linguagens é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não verbal pode ser uma reação involuntária, provindo do inconsciente de quem se comunica.
Quando falamos com alguém, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como código. Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. Certamente, essa é a linguagem mais comum no nosso dia a dia. Quando alguém escreve um texto, por exemplo, está usando a linguagem verbal, ou seja, está transmitindo informações através das palavras.
A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. A linguagem não verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, etc. Se uma pessoa está dirigindo e vê que o sinal está vermelho, o que ela faz? Para. Isso é uma linguagem não verbal, pois ninguém falou ou estava escrito em algo que ela deveria parar, mas como ela conhece a simbologia utilizada, apenas o sinal da luz vermelha já é suficiente para compreender a mensagem.
Ao contrário do que alguns pensam, a linguagem não verbal é muito utilizada e importante na vida das pessoas. Quando uma mãe diz de forma áspera, gritando e com uma expressão agressiva, que ama o filho, será que ele interpretará assim? Provavelmente não. Esse é apenas um exemplo entre muitos, para ilustrar a importância da utilização da linguagem não verbal.
Outra diferença entre os tipos de linguagens é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não verbal pode ser uma reação involuntária, provindo do inconsciente de quem se comunica.
Atividades Sobre Tipos de Linguagem
a) O que o Snoopy queria no primeiro quadrinho?
b) O que ele fez para conseguir o que queria?
c) Ele alcançou seu objetivo? Explique:
d) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
2) Leia a tira e responda ao que se pede.
b) O que ele fez para conseguir o que queria?
c) Ele alcançou seu objetivo? Explique:
d) Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
2) Leia a tira e responda ao que se pede.
a) O que são os dois pontinhos que caem na direção da personagem no primeiro quadrinho?
b) Explique que fato inesperado aconteceu, observando o 2º, o 3º e o 4º quadrinho da tira.
c) Considere as imagens da tirinha e escreva o que a personagem poderia ter dito ou pensado nos quatro primeiros quadrinhos.
d) Você conseguiria entender a tira sem ler o texto do último quadrinho?
e) E se a tira não tivesse os desenhos dos quatro primeiros quadrinhos, você entenderia?
f) Que tipo de linguagem é empregada na tirinha? Explique:
3) Leia esta tira e responda às questões:
a) O que Níquel Náusea está fazendo no primeiro quadrinho?
b) Qual é a intenção dele ao fazer isso?
c) O menino consegue entender a mensagem deixada no bilhete? Por quê?
d) Explique por que o plano de Níquel não deu certo.
e) Que tipo de linguagem é usada no segundo quadrinho do texto? Por quê?
f) Que tipo de linguagem predomina na tirinha? Justifique:
4) Observe como o texto a seguir registra a fala de uma personagem, convidada de uma festa popular religiosa.
- Quem quisé pode pegá o santo e dançá com ele encostado no lugá doente. (Alcântara Machado)
a) Que tipo de linguagem é empregada na frase? Por quê?
b) A Língua oral é diferente da Língua escrita. A frase acima registrou ortograficamente a fala de alguém. Em que palavras percebemos isso?
c) Como ficaria a frase se o autor a tivesse escrito de acordo com as regras da ortografia?
a) Qual o tipo de linguagem de cada imagem? Justifique:
b) Traduza em linguagem verbal a mensagem que cada imagem transmite.
a) A que tipo de leitor esse texto se dirige? Assinale a alternativa correta:
( ) às crianças ( ) aos adultos ( ) aos adolescentes
b) “O papo não é com você.” A quem o narrador diz isso?
c) De todos os poderes ou superpoderes que são citados no texto, qual você considera o mais importante? Por quê?
d) Que linguagens se misturam no texto que você leu? Explique:
7) Leia:
b) Qual é o problema de comunicação entre eles?
c) Que tipo de linguagem é empregada?
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