Sujeito: é o termo da oração de quem se diz algo.
Predicado: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma
afirmação sobre o sujeito.
Exemplo: A pequena criança me contou a novidade com alegria no olhar.
Sujeito Predicado
Para ajudar a localizar o sujeito há três critérios:
• Concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;
• Posição: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser transposto naturalmente para antes;
• Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.
Tipos de sujeito
Sujeito simples: aquele que tem apenas um núcleo.
Exemplo: A mãe levantou-se aborrecida. ( núcleo do sujeito - mãe)
Sujeito composto: aquele que tem mais de um núcleo.
Exemplo: Arroz e feijão não saíam de nossos pratos. ( núcleos do sujeito - arroz/feijão)
O sujeito pode não ocorrer explícito na oração. Há quem costume classificá-lo como:
sujeito desinencial (sujeito elíptico; sujeito oculto)
Exemplo: Vou ao cinema na sessão das dez.
(sujeito = eu – implícito na desinência verbal)
Predicado verbal é aquele que tem como núcleo um verbo que acrescenta uma ideia ao sujeito, geralmente esse verbo indica ação.
Predicado nominal, o núcleo é sempre um nome, que desempenha a função de PREDICATIVO DO SUJEITO. O verbo é sempre um verbo de ligação, que apenas relaciona o sujeito com o seu predicado.
DICA: para encontrar o sujeito sempre faça a pergunta para o verbo.
Veja no exemplo do suj. composto. Quem não saíam de nossos pratos ? arroz e feijão (sujeito)
Exemplo: A pequena criança me contou a novidade com alegria no olhar.
Sujeito Predicado
Para ajudar a localizar o sujeito há três critérios:
• Concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;
• Posição: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser transposto naturalmente para antes;
• Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.
Tipos de sujeito
Sujeito simples: aquele que tem apenas um núcleo.
Exemplo: A mãe levantou-se aborrecida. ( núcleo do sujeito - mãe)
Sujeito composto: aquele que tem mais de um núcleo.
Exemplo: Arroz e feijão não saíam de nossos pratos. ( núcleos do sujeito - arroz/feijão)
O sujeito pode não ocorrer explícito na oração. Há quem costume classificá-lo como:
sujeito desinencial (sujeito elíptico; sujeito oculto)
Exemplo: Vou ao cinema na sessão das dez.
(sujeito = eu – implícito na desinência verbal)
Predicado verbal é aquele que tem como núcleo um verbo que acrescenta uma ideia ao sujeito, geralmente esse verbo indica ação.
Predicado nominal, o núcleo é sempre um nome, que desempenha a função de PREDICATIVO DO SUJEITO. O verbo é sempre um verbo de ligação, que apenas relaciona o sujeito com o seu predicado.
DICA: para encontrar o sujeito sempre faça a pergunta para o verbo.
Veja no exemplo do suj. composto. Quem não saíam de nossos pratos ? arroz e feijão (sujeito)
REGRAS DE ACENTUAÇÃO
Oxítonas – São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba.
Acentuam-se todas as oxítonas terminadas em: a, e, o, em, seguidas ou não do plural(s)
Pará – café(s) – cipó(s) – armazém(s)
Essa regra também é aplicada aos seguintes casos: Monossílabos tônicos terminados em a, e, o, seguidos ou não de “s”.
Ex: pá – pé – dó – crê –
Há Formas verbais terminadas em a, e, o tônicos seguidas de lo, la, los, lãs.
respeitá-lo – percebê-lo – compô-lo
Paroxítonas – São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba.
Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em:
- i, is
táxi – lápis – júri
- us, um, uns
vírus – álbuns – fórum
- l, n, r, x, ps
automóvel – elétron- cadáver – tórax – fórceps
- ã, ãs, ão, ãos
irmã – ímãs – órfão – órgãos
Oxítonas – São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba.
Acentuam-se todas as oxítonas terminadas em: a, e, o, em, seguidas ou não do plural(s)
Pará – café(s) – cipó(s) – armazém(s)
Essa regra também é aplicada aos seguintes casos: Monossílabos tônicos terminados em a, e, o, seguidos ou não de “s”.
Ex: pá – pé – dó – crê –
Há Formas verbais terminadas em a, e, o tônicos seguidas de lo, la, los, lãs.
respeitá-lo – percebê-lo – compô-lo
Paroxítonas – São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba.
Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em:
- i, is
táxi – lápis – júri
- us, um, uns
vírus – álbuns – fórum
- l, n, r, x, ps
automóvel – elétron- cadáver – tórax – fórceps
- ã, ãs, ão, ãos
irmã – ímãs – órfão – órgãos
-ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de
“s”.
-ei,eis
água – pônei – mágoa – jóquei
-ei,eis
água – pônei – mágoa – jóquei
Proparoxítonas -São aquelas em que a silaba tônica
recai sobre antepenúltima sílaba
Todas as proparoxítonas são acentuadas.
árvore, lágrima, úmido
Todas as proparoxítonas são acentuadas.
árvore, lágrima, úmido
Regra de acentuação após o Acordo Ortográfico
#Os ditongos de pronúncia aberta ei, oi, que antes eram acentuados, perderam o acento de acordo com a nova regra.
Antes Agora
assembléia assembleia
idéia ideia
jibóia jiboia
Não serão mais acentuados “i” e “u” tônicos, formando hiato quando vierem depois de ditongo: Antes Agora
feiúra feiura
bocaiúva bocaiuva
Não se usa mais o acento para diferenciar os pares:
pola (ô) substantivo – pola (ó) substantivo polo (s) (substantivo) - polo(s) (contração de por + o) pera (substantivo) - pera (preposição antiga) para (verbo) - para (preposição) pelo(s) (substantivo) - pelo (contração) pelo (do verbo pelar) - pelo (contração) pela, pelas (substantivo e verbo) - pela (contração)
#Os ditongos de pronúncia aberta ei, oi, que antes eram acentuados, perderam o acento de acordo com a nova regra.
Antes Agora
assembléia assembleia
idéia ideia
jibóia jiboia
Não serão mais acentuados “i” e “u” tônicos, formando hiato quando vierem depois de ditongo: Antes Agora
feiúra feiura
bocaiúva bocaiuva
Não se usa mais o acento para diferenciar os pares:
pola (ô) substantivo – pola (ó) substantivo polo (s) (substantivo) - polo(s) (contração de por + o) pera (substantivo) - pera (preposição antiga) para (verbo) - para (preposição) pelo(s) (substantivo) - pelo (contração) pelo (do verbo pelar) - pelo (contração) pela, pelas (substantivo e verbo) - pela (contração)
Preposição: é uma palavra invariável que liga um termo
a outro estabelecendo uma relação de sentido
Principais preposições: a, ante, após, até, com, contra, de,
desde, em, entre, para, por, sem, sob, sobre, trás, perante...
Valores semânticos das preposições:
Posse: Estes objetos escolares são de Pedro.
Causa: Os atingidos pelo terremoto estão morrendo
de fome.
Matéria: Os objetos feitos com porcelana
encontram-se expostos ao evento.
Assunto: Os jornais noticiaram sobre a violência
que assola a sociedade.
Companhia: Irei com meus amigos à festa.
Finalidade: Viajaremos nas férias para nos
divertirmos.
Instrumento: O garoto feriu-se com o objeto
cortante.
Lugar: A universidade que pretendo ingressar-me
fica em Brasília.
Origem: Os visitantes vinham do Maranhão.
Tempo: A trajetória percorrida foi de trinta
minutos.
Meio: A comunicação feita pela Internet é muito
dinâmica.
Conformidade: Realizei a pesquisa conforme as
fontes bibliográficas indicadas.
Modo: Recebemos as visitas com imensa alegria.
Oposição: Somos contra as ideias daquele
professor.
Locuções prepositivas: são expressões que tem a função de
preposição. (geralmente são formadas por advérbio + preposição)
Exemplos: abaixo de, além de, antes de, depois de, ao invés
de, através de, dentro de, ao lado de, por causa de, etc.
Combinação: é a união da preposição a outra palavra sem
perda de fonema da preposição.
a+0 = ao
a+onde= aonde
Contração: é a união da preposicão a outra palavra com perda
de fonema da preposição.
a+a = à
a+aquele = àquele
de+o = do
de+ele = dele
de+este = deste
de+aqui = daqui
em+o = no
em+um = num
em+esse = nesse
per+o = pelo
Exercícios
1- Indique o sujeito e sua classificação
a) Na praça deserta um homem caminhava.
b) Adolescente ocupa muito espaço.
c) Preciso de um apartamento maior.
d) O amor e o querer são requisitos básicos para a felicidade.
2- Marque a alternativa em que o termo destacado NÃO é predicativo do sujeito.
a) Carmela e Marina assitiram alegres ao espetáculo,
b) Estava irritado com as brincadeiras.
c) O meu verso é bom.
d)Vocês nem parecem brasileiros!
e) Minhas colegas contavam anedotas.
3- Marque alternativa correta de acordo com o período abaixo.
" De fato, há muito tempo, não saboreava o leão um prato humano, como nos velhos tempos".
a) sujeito - prato humano - sujeito simples
b) sujeito - ele - sujeito desinencial
c) sujeito - leão - sujeito composto
d) sujeito - leão - sujeito simples
e) sujeito - velhos tempos - sujeito simples
4) Identifique as preposições ou locuções prepositivas e dê
a relação semântica (sentido)das mesmas.
a) Moro em Belo Horizonte
b) Era uma casa de tijolos.
c) Não há rosa sem espinhos.
d) Foi até a região norte.
e) Até amanhã.
f) O livro está em cima da mesa.
g) Caixa de presente.
h) Apartamento de luxo.
5) Classifique o termo em destaque em :contração ou
combinação.
a) Foi ao supermercado.
b) Sente-se deste lado.
Respostas
1- a)sujeito = um homem = sujeito simples
b)sujeito= adolescente = sujeito simples
c) sujeito 'eu' - sujeito desinencial
c) sujeito 'eu' - sujeito desinencial
d) sujeito= o amor e o querer = sujeito composto
2- e) obs.: os termos em destaque se referem ao sujeito, só na letra "e" o termo destacado se refere ao verbo - contavam o quê? anedotas).
3- d) obs.: fez a pergunta para o verbo? quem
saboreava? o leão.
4-a) em = lugar
b) de = matéria
c) sem = ausência
d) até = lugar
e) até = tempo
f) em cima = lugar
g) de = finalidade
h) de = classificação
5-a) ao - combinação (a+o)
b) deste - contração (de+este)
Bons estudos !
2ª atividade
A CAUSA DA CHUVA
(MILLOR FERNANDES, Fábulas Fabulosas)
1. Não chovia há
muitos e muitos meses, de modo que os animais ficaram inquietos. Uns diziam que
ia chover logo, outros diziam que ainda ia demorar. Mas não chegavam a uma
conclusão.
2. – Chove só
quando a água cai do teto do meu galinheiro, esclareceu a galinha.
3. – Ora, que
bobagem! disse o sapo de dentro da lagoa. Chove quando a água da lagoa começa
a borbulhar suas gotinhas.
4. – Como assim?
disse a lebre. Está visto que chove quando as folhas das árvores começam a
deixar cair as gotas d’água que tem dentro.
5. Nesse momento
começou a chover.
6. - Viram? gritou
a galinha. O teto do meu galinheiro está pingando. Isso é chuva!
7. – Ora, não vê que a chuva é
a água da lagoa borbulhando? disse o sapo.
8. – Mas, como assim? tornava
a lebre. Parecem cegos? Não vêem que a água cai das folhas das árvores?
Assinale a única opção correta de acordo com o texto:
1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.( ) a chuva que caía b.( ) a falta de chuva c.( ) as discussões sobre animais
d.( ) a conclusão a que chegaram
2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.( ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.( ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.( ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.( ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)
3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.( ) correto b.( ) aceitável c.( ) absurdo d.( ) científico
4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.( ) “Como assim?” (par. 4) b.( ) “Viram?” (par. 6) c.( ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
d.( ) “Parecem cegos?”
5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.( ) dúvida interrogativa b.( ) aceitação resignada c.( ) conformismo exagerado
d.( ) negação peremptória
6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.( ) “Como assim?” (par. 4) b.( ) “Viram?” (par. 6) c.( ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
d.( ) “Parecem cegos?” (par.
7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.( ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.( ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.( ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.( ) o mundo é repleto de cientistas
8. O relato nos leva a concluir que:
a.( ) a galinha tinha razão
b.( ) a razão estava com o sapo
c.( ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.( ) as opiniões estavam objetivamente erradas.
9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.( ) a discussão terminou
b.( ) chegaram a um acordo
c.( ) começou a chover
d.( ) foram apartados por outro animal
10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.( ) A mentira tem pernas curtas.
b.( ) As aparência enganam.
c.( ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.( ) Não julgueis e não sereis julgados.
1. Percebe-se claramente que a causa principal da inquietação dos animais era:
a.( ) a chuva que caía b.( ) a falta de chuva c.( ) as discussões sobre animais
d.( ) a conclusão a que chegaram
2. A resposta à questão 1 é evidenciada pela seguinte frase do texto:
a.( ) “Uns diziam que ia chover…” (parágrafo 1)
b.( ) “… outros diziam que ainda ia demorar.” (parágrafo 1)
c.( ) “Mas não chegavam a uma conclusão.” (parágrafo 1)
d.( ) “Não chovia há muitos e muitos meses.” (parágrafo 1)
3. O sapo achou que o esclarecimento feito pela galinha era:
a.( ) correto b.( ) aceitável c.( ) absurdo d.( ) científico
4. A expressão do texto que justifica a resposta da questão 3 é:
a.( ) “Como assim?” (par. 4) b.( ) “Viram?” (par. 6) c.( ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
d.( ) “Parecem cegos?”
5. A atitude da lebre diante das explicações dadas pelos outros animais foi de:
a.( ) dúvida interrogativa b.( ) aceitação resignada c.( ) conformismo exagerado
d.( ) negação peremptória
6. A expressão do texto que confirma a resposta à questão 5 é:
a.( ) “Como assim?” (par. 4) b.( ) “Viram?” (par. 6) c.( ) “Ora, que bobagem!” (par. 3)
d.( ) “Parecem cegos?” (par.
7. A fábula de Millôr Fernandes é uma afirmativa de que:
a.( ) as pessoas julgam os fatos pela aparência
b.( ) cada pessoa vê as coisas conforme o seu estado e seu ponto de vista
c.( ) todos tem uma visão intuitiva dos fenômenos naturais
d.( ) o mundo é repleto de cientistas
8. O relato nos leva a concluir que:
a.( ) a galinha tinha razão
b.( ) a razão estava com o sapo
c.( ) A lebre julgava-se dona da verdade.
d.( ) as opiniões estavam objetivamente erradas.
9. Cada um dos animais teve sua afirmação satisfeita quando:
a.( ) a discussão terminou
b.( ) chegaram a um acordo
c.( ) começou a chover
d.( ) foram apartados por outro animal
10. Toda fábula encerra um ensinamento. Podemos sintetizar o ensino desta fábula através da frase:
a.( ) A mentira tem pernas curtas.
b.( ) As aparência enganam.
c.( ) Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.
d.( ) Não julgueis e não sereis julgados.
0 comentários:
Postar um comentário